O Paris-Brest-Paris (PBP) é uma tradicional prova de ciclismo de longa distância organizada pelo Audax Clube Parisen que acontece de 4 em 4 anos, é o evento mais antigo ainda realizado com regularidade no ciclismo de estrada.

19ª Edição Paris-Brest-Paris - PBP 2019

A 19ª Edição do Paris-Brest-Paris largará de Rambouillet, nos arredores de Paris, no dia 18 de agosto de 2019, o trajeto de 1.219 km entre Paris e Brest e o retorno até Paris, deve ser concluído no tempo limite de 90 horas, percorrendo estradas de 5 regiões, 9 departamentos, 181 municípios franceses.

Iniciada em 1891 como uma competição de estrada, em 1931 começou a aceitar a participação de cicloturistas. E após 1951 tornou-se definitivamente um evento Randonneur. Além de ser um dos eventos de ciclismo mais antigos do mundo, também é o maior encontro internacional de ciclismo.

Antigamente, ciclistas profissionais participavam da Paris-Brest-Paris como uma demonstração do potencial da marca de suas bicicletas. Atualmente, o foco é o ciclista amador que precisa tornar-se “Super Randonneur” para participar, ou seja, é necessário concluir Brevets nas distâncias de 200km, 300km, 400km e 600km.

Como em todos os Brevets Randonneurs, há ênfase na autossuficiência. Os atletas podem comprar suprimentos em qualquer lugar ao longo do curso, mas o suporte por veículos motorizados é proibido, exceto em postos de controle. Muitos ciclistas dormem o mínimo possível, às vezes, apenas cochilam por alguns minutos ao lado da estrada. Para alguns, vale a superação de fazer o percurso no menor tempo possível e vencer seus recordes pessoais, ou até mesmo, o da prova. Para a maioria, concluir o percurso dentro do limite de tempo é a grande vitória.

Participarão do evento 6.668 ciclistas de 66 países e mais de 2.500 voluntários. o Brasil terá 134 representantes, (9 do DF, 3 de GO, 11 de MG, 7 do PR, 11 do RJ, 43 do RS, 12 de SC, 36 de SP).

 

Veja também

» A História do Paris-Brest-Paris
» Brazucas no PBP 2019
» Estatísticas e curiosidades sobre a participação brasileira no Paris-Brest-Paris
» Brevets Randonneurs, o ciclismo de longa distância
» Saiba mais sobre o Paris-Brest-Paris

Facebook: tripedalnetTwitter: @tripedalnetInstagram: @tripedalnetMore...