Atacama Challenger é uma ultramaratona internacional de mountain bike, uma competição chancelada pela UCI – Union Cycliste International como Stage Race (XCS) Classe S2, que tem como base a cidade de San Pedro de Atacama, no Deserto do Atacama.

garganta del diablo atacama
Garganta Del Diablo – Eq. Tripedal (Foto: Manolo Bike)

A região foi o berço da população indígena que dominava a geografia do deserto, os Atacameños. Lugar considerado pela Nasa e National Geographic como o mais árido do mundo e pelos geólogos como o mais antigo deserto do planeta com 150 milhões de anos, e que também é reconhecido por ter alguns vales que se assemelham com a topografia de outros planetas. Um lugar onde o acesso à água é um luxo, a logística e o nível de restrições para a conservação do meio ambiente é alta.

Uma prova que não exige grandes habilidades técnicas, no entanto, as condições geológicas e climáticas da região requer uma boa preparação física e mental dos atletas. Mesmo assim, é bom que você treine pedalar por trechos de areia, subidas cascalhados e descer degraus de pedra, e se prepare para encarar diferentes condições de temperatura no mesmo dia.

Tripedal - Atacama Challenger - LicancaburA primeira etapa, a mais tradicional da prova, é um up-hill até a base do imponente vulcão Licancabur, símbolo da região de San Pedro, é uma etapa curta com 33km e aproximadamente 2000m de ganho de elevação, que leva a uma altitude de 4100m acima do nível do mar, onde o ar é rarefeito e a localização no planeta com maior incidência de radiação solar (43,3 UV, ou seja, 4x o nível extremo de radiação na Terra e semelhante aos níveis de Marte, segundo estudos da NASA) e mesmo assim a temperatura é baixa devida a altitude, e esta combinação de fatores afeta consideravelmente o organismo, causando danos à performance e até mesmo prejudicando a recuperação física.

As duas etapas seguintes passam pelas paisagens características da região, por vales rochosos, dunas, desfiladeiros, penhascos e paisagens alucinantes que nos remete a imagens de um filme de ficção científica. O segundo día pode ser considerado a etapa rainha, com maior distância e maior nível técnico, passando por solos arenosos, rochosos, altiplanos e alguns singletracks delirantes. O terceiro dia é uma etapa rápida com paisagens também alucinantes e mais trechos de estradão.

Um dos pontos marcantes da prova é o clima de descontração proporcionado pela organização, a receptividade dos chilenos, do povo atacameño e a confraternização entre atletas latino-americanos. Assim como o respeito com o território indígena, a herança de todos os sul-americanos e sua história de domínio do deserto com mais de 11.000 anos.

Tripedal - Top 5 - Atacama ChallengerPra mim, ter a oportunidade de transitar por uma região tão extrema e conhecer um pouco da nossa cultura original foi uma oportunidade única, uma experiência memorável transmitida através dessa competição que desde o momento da inscrição deixou bem claro: o percurso passa por terras de comunidades preservadas, onde a passagem de bicicletas em uma corrida de MTB é um privilégio e não um direito.

 

Leia mais

» Saiba mais sobre o Atacama Challenger
» Confira nossas fotos do Atacama Challenger

Facebook: tripedalnetTwitter: @tripedalnetInstagram: @tripedalnetMore...