No final de Dezembro de 2016, o organizador da Caminhos de Rosa, André Zumzum, e o Fundador da Gravel Bike Brasil, George Volpão, iniciaram uma conversa em busca de algo que mudaria a forma do ciclista ver o esporte no país.

Caminhos de Rosa - Gravel Bike - Ultramaratona
Caminhos de Rosa, a primeira prova de Gravel do Brasil (Carlos Auguto / Octopus Filmes)

Criava-se naquele momento um grupo de discussão sobre Gravel e o seu jeito livre de pedalar, longe dos modelos tradicionais, MTB e Speed. Faltava um evento que representasse o Gravel, na sua essência, uma prova de estradão, com cascalho, poeira, e que o atleta pudesse ir ser livre. Uma prova off-road longa, nada similar as diversas provas já existentes.

Foi ai que a Caminhos de Rosa entrou, além de ajudar o grupo, com os depoimentos dos atletas que fizeram a primeira edição e com pesquisas a respeito dos eventos Gravel no mundo, viram que a Caminhos de Rosa estava bem alinhada com a tendência e no já na edição de 2017, foi lançada a modalidade, com a primeira prova de Gravel legitima, sem ligação com nenhuma empresa de ciclismo, apenas com a ideia de ser livre e pedalar livre.

Em 2018 foram duas categorias para a modalidade Gravel, 300km e 160km. Para 2019, a modalidade promete crescer ainda mais, o que atraiu atletas como o ciclista Murilo Fisher, que vai pedalar sua gravel nos 300 km de prova na próxima edição.

Alexandre SilvanoEu já havia feito a prova em MTB em 2016 e lá conheci o André Zunzum e ficamos amigos. No ano seguinte, o André me mostrou o post do George Volpão que falava sobre Gravel. Como eu já tinha comprado a minha e estava pedalando, e como um louco puxa o outro, fui “convencido” pelo André a participar do Caminhos de Rosa na Gravel. Ele disse: “Se você participar eu abro uma categoria !” Pronto ! Lá estava eu !! (E mais ninguém de Gravel)” Alexandre Silvano, primeiro atleta a participar e campeão da categoria Gravel da Ultramaratona Caminhos de Rosa 2017
» Confira o relato completo

Murilo FischerParticipar da modalidade Gravel na Caminhos de Rosa é uma nova maneira de curtir a bike e estar entre amigos” Murilo Fisher, único brasileiro a ter completado por três vezes o Tour de France e quatro vezes o Giro d’Italia.

André Zumzum - Caminhos de RosaA Gravel é uma modalidade que veio para ficar e que seguirá como a nova tendência de mercado para os próximos anos, e a Caminhos de Rosa tem muito orgulho de ter sido a primeira prova Gravel no país.”
André Zumzum – Diretor da Caminhos de Rosa

Para mais informações e incrições, acesse: www.caminhosderosa.com.br

 

Veja também

» Confira o relato de Alexandre Silvano e sua experiência na Caminhos de Rosa de Gravel
» Novidades na Caminhos de Rosa 2019
» 1º Campeonato de Ciclista Raiz
» Saiba mais sobre a Ultramaratona Caminhos de Rosa
» Melhores momentos Ultramaratona Caminhos de Rosa 2018 – Eq. Tripedal
» Conheça o nosso ranking com as 7 melhores ultramaratonas e stage races do Brasil

 

Fonte

Organização da Caminhos de Rosa

Facebook: tripedalnetTwitter: @tripedalnetInstagram: @tripedalnetMore...