As primeiras competições oficiais de mountain bike foram realizadas na Califórnia (EUA) no início dos anos oitenta. Desde então, a disciplina tem crescido muito rápido, em todos os aspectos. O primeiro Campeonato Mundial a ser oficialmente reconhecido pela UCI aconteceu em 1990, e uma Copa do Mundo foi criada no ano seguinte.

Fazem parte do Campeonato Mundial de Mountain Bike as seguintes modalidades:

 

CROSS-COUNTRY OLÍMPICO (XCO)

Campeonato Mundial 2016 UCI em Albstadt (GER) – XCO Masculino / Shimano
As competições de cross-country são realizadas em circuitos com voltas de 5 a 9 km cada, (com descidas técnicas, estradas florestais, caminhos rochosos e obstáculos). As provas duram em média de 1h45 a 2h30 dependendo da categoria. A modalidade XCO – Cross Country Olímpico, como o próprio nome indica, faz parte do programa olímpico.
» Saiba mais sobre Cross-Country Olímpico (XCO)

 

CROSS-COUNTRY MARATONA (XCM)

Campeonato Mundial 2015 UCI Sellaronda – XCM / Val Gardena / HERO 2015
A maratona é uma versão longa do cross-country realizada em um percurso de 60 a 120 km. Uma característica especial é que os atletas de todas as categorias, desde entusiastas a profissionais, correm juntos. A prova é realizada em uma região montanhosa e diferente do XCO – Cross-Country Olímpico, os atletas nunca passam no mesmo ponto duas vezes.
» Saiba mais sobre Cross-Country Maratona (XCM)

 

DOWNHILL (DHI)

Aaron Gwin vence o Campeonato Mundial UCI em Val di Sole – Downhill / Red Bull
O downhill é uma corrida contra o relógio em que o piloto avança por uma sucessão de passagens rápidas e técnicas. O participante deve demonstrar coragem, bem como técnicas afiadas e habilidades de pilotagem, a fim de transpor raízes de árvores, seções rochosas, solavancos, saltos e outros obstáculos naturais ao longo do caminho. As velocidades alcançam cerca de 80km/h nas corridas masculinas e 70km/h para as mulheres. No campeonato mundial de montain bike o tipo de competição de downhill é o individual (DHI).

 

FOUR CROSS (4X)

Campeonato Mundial 2013 UCI em Leogang (AUT) – 4 Cross / Red Bull
No four cross (“4-cross” ou “4X”), quatro participantes largam juntos em uma pista que alterna curvas e saltos. As corridas são muito rápidas (entre 30 segundos e um minuto) e muito disputadas. As provas de four cross acontecem através de rodadas de qualificação.

 

Veja também

» Ladies and Gentlemen, Mr. Gary Fisher
» Conheça os principais tipos de provas de cross-country (XC)

 

Referências

UCI – Union Cyclist Internationale

Facebook: tripedalnetTwitter: @tripedalnetInstagram: @tripedalnetMore...