Um documentário que propõe mudar o jeito que enxergamos a cidade e seus caminhos. E lembrar que são nossas atitudes que definem nossas rotas, nosso futuro. Nossos Ciclos.

Ciclos, documentário completo. Apresentado por Itaú, produzido por Vice

O curta-metragem Ciclos, é um documentário que acompanha a rotina de um grupo de ciclistas em São Paulo. Dirigido por Alexandre Charro, criado e produzido pela VICE, para o Itaú Unibanco.

O filme busca mapear as singularidades no fluxo das metrópoles e os desejos e necessidades dos habitantes que encontraram no uso da bicicleta uma maneira de mudarem as suas vidas.

Ciclos acompanha o cotidiano de três pessoas: o professor e ativista Eduardo Magrão, a empresária Carolina Ikeda e a advogada Lorena Garrido. Cada um com seu estilo, eles têm em comum o uso da bicicleta como um agente transformador de suas vidas. Magrão mostra as dificuldades de se viver numa área da cidade sem qualquer estrutura que privilegie o uso da bicicleta como meio de transporte. Lorena, advogada e atriz, está tentando mudar seus hábitos sedentários e passar a usar a bicicleta como meio de transporte e atividade física. Já Carol, que recentemente desistiu do trabalho num escritório e mudou seu estilo de vida, enfrenta os desafios de iniciar um negócio de entrega de flores por bicicleta.

O filme quer dar voz à intuição, às pessoas comuns que buscam uma cidade mais saudável, mais equilibrada e amistosa. São personagens do nosso tempo, marcados por acontecimentos e fatos presentes na vida urbana atual e retratados em suas atividades habituais ligadas à vida doméstica e profissional.” Alexandre Charro

Ciclos tem a intenção de gerar uma discussão mais profunda sobre mobilidade urbana e deixar de lado a romantização da bicicleta, saindo da esfera dos interesses individuais e focando em tensões sociais importantes para a mobilidade ativa, ouvindo a intuição e as pessoas comuns que buscam uma cidade mais saudável, mais equilibrada e amistosa.

Com Ciclos queremos convidar as pessoas a refletirem sobre a mobilidade urbana nas cidades, alcançando especialmente aquelas que não têm a bicicleta inserida no seu dia-a-dia” Luciana Nicola, Superintendente de Relações Governamentais e Institucionais do Itaú Unibanco

Com imagens em close e aéreas, “Ciclos” discute a mobilidade urbana de forma leve, contando, de maneira inspiradora, histórias de pessoas e mostrando como o uso da bicicleta pode transformar o cotidiano de cada um.

 

Referência

Projeto Ciclos – Itaú | Vice

Facebook: tripedalnetTwitter: @tripedalnetInstagram: @tripedalnetMore...