Após podcast “#8 – IMPORTANTE como serão as categorias em 2020”, Rogério Bernardes se reuniu com atletas das categorias femininas e apresentou o que será feito para manter as categorias de XCO na CIMTB 2020.

cimtb 2020 _ reunião com atletas da categoria feminina de xco
Rogério Bernardes se reuniu com atletas das categorias femininas (CIMTB Michelin / Divulgação)

A temporada 2020 já está batendo na porta e com ela diversas novidades entrarão no evento. A organização da CIMTB Michelin está reformulando desde provas até categorias buscando atender solicitações de atletas. Com essa premissa, as categorias femininas correrão a prova de Cross Country Olímpico (XCO).

Após a divulgação do podcast ‘#8 – IMPORTANTE como serão as categorias em 2020’, uma reunião foi realizada no início desta semana com representantes de atletas femininas e o organizador, Rogério Bernardes. Ele apresentou o que será feito para manter estas categorias pedalando o XCO.

Depois que a gente ouviu o podcast, criamos um grupo e isso foi aumentando. Entramos em contato com atletas que são referências na modalidade como Jaqueline Mourão e Raíza Goulão. E isso foi tomando uma proporção tão grande que até mulheres que não pedalam no XCO também começaram a participar do movimento” Letícia Coura – Atleta e estudante de direito

Letícia então entrou em contato com o organizador Rogério Bernardes. “Queríamos resolver da melhor forma, porque também é compreensível o lado do organizador, questões de burocracias por exemplo, mas queríamos nosso espaço. Rogério foi bem solícito, nos ouviu e atendeu às demandas. É muito importante essa abertura, já que a CIMTB é uma das poucas provas no Brasil que tem categorias femininas para o XCO”, afirmou a atleta.

Quem também estava na reunião era Raquel Gontijo. A atleta que está no mountain bike há 18 anos afirmou que a CIMTB Michelin sempre foi pioneira em abrir espaço para categorias femininas. “A gente teve uma abertura muito legal por parte do Rogério. Eu havia conversado com ele antes. A gente queria manter o espaço que tínhamos conquistado e senti que ele ficou surpreso e orgulhoso do movimento”, disse.

cimtb 2020 _ largada xco feminino
Largada da categoria feminina de XCO na CIMTB 2019 – (Fábio Piva / pivaphoto.com)

Nosso movimento vem crescendo e as provas aqui em Minas Gerais está aumentando gradativamente o espaço para as mulheres. Eu acho que tudo isso vai aumentar a participação das mulheres nas provas porque foi uma mobilização muito grande e as meninas empolgaram muito. Tem atletas que não correriam o XCO e estão super motivadas de começar a modalidade” Raquel Gontijo – Atleta de MTB

Além de Raquel e Letícia, participaram da reunião as atletas Laurita, Bárbara e Carolina. Para o organizador Rogério Bernardes, o evento é feito para os atletas e sempre buscando encontrar um caminho para atender a maioria. “Inicialmente vimos uma demanda da Maratona com muitas mulheres falando que não correriam XCO, mas correriam Maratona. Porém, vimos que há a necessidade dessa modalidade para as atletas e assim decidimos manter o XCO para as categorias oficiais e criamos mais uma categoria para as mulheres que quiserem participar da Maratona de forma mais leve”, afirmou.

Além desta categoria amadora individual para a Maratona, as mulheres poderão participar de várias outras categorias na Copa Sense Maratona CIMTB como Dupla Mista/Feminina, Dupla Pró, Ultra e Turismo. 2020 será o ano da democratização e inclusão na CIMTB Michelin de todos os gêneros e perfis de ciclistas.” Rogério Bernardes – Organizador da CIMTB Michelin

 

Confira as categorias da Copa Sense Maratona CIMTB

Categorias da Copa Sense 2020 - XCM

 

Confira as categorias da CIMTB Michelin

Categorias da Copa  Michelin 2020 - XCO


 

Confira o calendário completo da CIMTB 2020

  • 5 a 8 de março – Araxá (MG)
  • 15 a 17 de maio – Petrópolis (RJ)
  • 3 a 5 de julho – Congonhas (MG)
  • 28 a 30 de agosto – Taubaté (SP)

 
 

CIMTB Michelin

A CIMTB Michelin conta pontos para o ranking mundial, da União Ciclística Internacional (UCI), fazendo parte do ciclo Olímpico Tóquio 2020, ranking Brasileiro e estaduais.

Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 25ª Edição em 2020. O evento tem patrocínio da Michelin, o pneu oficial da competição, e Co-Patrocinio da Sense Bike.

 

Veja também

» Saiba mais sobre a CIMTB – Copa Internacional de Mountain Bike
» Conheça os principais tipos de provas do MTB Cross-Country (XC)
» As 4 Modalidades do Campeonato Mundial de Mountain Bike

 

Fonte

Assessoria de Imprensa CIMTB Michelin / MB Comunicação Criativa

Facebook: tripedalnetTwitter: @tripedalnetInstagram: @tripedalnetMore...