O Desafio Intermodal (DI) ocorre desde 2006 com a proposta de verificar qual é o meio de transporte mais eficiente em diversas cidades brasileiras. A ideia é a utilização de diferentes formas de deslocamento, com a finalidade de despertar a consciência de que existem opções além do automóvel para os deslocamentos em grandes cidades.

Desafio Intermodal SP 2014
Ciclista Ricardo Bruns vencedor do Desafio Intermodal de 2014 em São Paulo – Foto: Murilo Azevedo

O objetivo do desafio não é avaliar somente o tempo gasto para se chegar ao destino final, mas também os custos gerados e a emissão de gás carbônico. Assim, chegar primeiro não é o fator mais relevante, é considerado o impacto ambiental e o valor do transporte no orçamento familiar, estimulando a discussão sobre a eficiência sustentável de cada deslocamento e o desempenho do transporte público.

Em 2015, tiveram 29 voluntários em Brasília divididos em 15 modalidades de deslocamento, incluindo deslocamentos mistos: Moto, Carro, Taxi, Ônibus, Metrô, carona, cadeirante no ônibus, Bicicleta Mountain Bike, Bicicleta Speed, Bicicleta Urbana, Bicicleta Urbana + Metrô, Bicicleta Dobrável + Ônibus, Bicicleta Tandem, deslocamento a pé (corrida e caminhada).

A bicicleta manteve a liderança como meio mais eficiente pois apesar da moto ter alcançado o menor tempo, perdeu posição em outros indicadores (emissão de poluentes, valor monetário e risco ao usuário).

Resultados do Desafio Intermodal de 2015 2m Brasília
Resultados do Desafio Intermodal de 2015 em Brasília – Fonte: Rodas da Paz

O Desafio Intermodal 2016 é uma das atividades previstas para a Semana de Mobilidade Urbana no Distrito Federal, e acontecerá no dia 26/09 com trajeto de aproximadamente 13 quilômetros, saindo do Mc Donald’s do Guará I e chegando no Museu da República.

 

Desafio Intermodal 2016

Data: 26/09 – Segunda Feira
Ponto de encontro: Estacionamento do Mc Donald’s do Guará 1
Horário de encontro: 6h40
Horário da saída: 7h

 

Referências:

Vá de Bike | Rodas da Paz

Facebook: tripedalnetTwitter: @tripedalnetInstagram: @tripedalnetMore...