Lenda viva do ciclismo, um dos inventores do Mountain Bike
e um dos melhores designers de bicicleta do mundo.

Gary Fisher

Em 1963 Gary Fisher, aos 12 anos de idade, começou a competir no asfalto e nas pistas, e em 1964 descobriu o Ciclocross. Foi suspenso por usar cabelos longos em 1968 e só retornou às competições em 1972.

Em 1975 começou a trabalhar na sua “Schwinn Excelsior X Bicycle”, um modelo dos anos 30, onde inovou ao adaptar freios a tambor, alavancas e cabos de freio de moto e três coroas, tudo retirados de peças descartadas em lojas de motos. No ano seguinte, Fisher participou da corrida Downhill Repack, promovida pelo seu companheiro Charlie Kelly. A descida tortuosa em Pine Mountain, Califórnia, levou os pilotos a forçarem seus freios tradicionais e ter problemas de manutenção, enquanto Gary Fisher bateu o recorde do percurso.

Who is Gary Fisher / Kanál uživatele cenda005

Em 1979, ano que Charlie Kelly cunhou o termo “bicicleta de montanha” a partir de uma frase usada pelo mecânico Mike Moyer. Eles produziram a primeira Mountain Bike do mundo. A Fisher and Kelly foi pioneira em especializar-se na fabricação de mountain bikes. Os quadros foram produzidos por Tom Ritchey, que mais tarde fundou a sua própria empresa. O primeiro modelo foi vendido por US$ 1.300,00 e no seu primeiro ano fabricaram 160 unidades. Neste mesmo ano, a Shimano introduziu seus componentes e fracassou ao tentar criar a sua marca de Mountain Bike.

A Fisher and Kelly foi dissolvida em 1983, e no mesmo ano Fisher fundou a Gary Fisher Mountain Bikes, empresa que foi vendida em 1991 para Anlen de Taiwan, onde permaneceu como presidente até 1992, quando Howie Cohen, que já havia importado as bicicletas Nishiki, Azuki e Kuwahara, intermediou a aquisição da marca Gary Fisher pela Trek Bicycle Corporation em um longo processo de incorporação, até que em 2010 a marca de bicicletas Gary Fisher saiu de linha e tornou-se uma coleção especial da Trek.

Gary Fisher fala sobre a bike dos sonhos / Bike é Legal

Gary Fisher entrou para o Hall da fama do Mountain Bike em 1988. Em 1994 foi homenageado pela revista Smithsonian como o “fundador de bicicletas de montanha.” Em 1998, foi reconhecido pela Popular Mechanics por suas inovações no esporte. Nos anos 2000 foi nomeado pela revista Outside como um dos “50 anos que deixaram a sua marca”. Sua marca também ficou mundialmente conhecida anos 90, por suas características de qualidade e inovação, como o uso pioneiro do aro 29′ nas mountain bike.

Gary Fisher aparece com sua bicicleta e fala sobre seu papel como pioneiro no Mountain Bike nos documentários: “Full Cycle: A World Odyssey” (1994) e “Klunkerz: A Film About Mountain Bike History” (2007).


Pedal com Gary Fischer no Brasil Ride
Estiloso, cordial e carismático, Gary Fisher participou como convidado especial no ultimo dia da Brasil Ride 2014, mostrando muita força e técnica, oportunidade que o atleta Darley Cardoso, da equipe N4F | Tripedal, teve para conversar e pedalar com a lenda vida do mountain bike.

 

 

Veja também

» Gary Fisher fala sobre Mobilidade Urbana e planos para o MTB
» Leia aqui o relato de Darley Cardoso sobre a Brasil Ride 2014

 

Estas são as empresas que apoiaram a nossa equipe no Brasil Ride 2014:

Mobilize Arte n4f criações interativas Vektorama.net
Rossi Service12 Produções de Eventos e FormaturasSNC Águas ClarasFJ Fundacoes

 

Facebook: tripedalnetTwitter: @tripedalnetInstagram: @tripedalnetMore...