Para participar da disputa, ambos ciclistas devem ter participado de ao menos uma prova de longa distância do triatlo (3,9 km natação / 180 km ciclismo / 42,1 km corrida) ou de duas provas de triatlo intermediário (1,8 km natação / 90 km ciclismo / 21 km corrida).

Pelotão é recebido por moradores locais (Marcelo Rypl / Brasil Ride)
Pelotão é recebido por moradores locais (Marcelo Rypl / Brasil Ride)

Principal ultramaratona de mountain bike das Américas e uma das mais difíceis do gênero no mundo, a Brasil Ride inova mais uma vez. Pela primeira vez em sua história, contará com uma categoria única para os praticantes do triatlo, a Iron Rider. Entre 20 e 26 de outubro, a décima edição do evento será realizada em Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro e em Guaratinga, ambos municípios no extremo Sul da Bahia.

“Nada melhor do que a décima edição, tão especial e significativa, para estrearmos mais uma categoria que não só veio para ficar, como tenho a certeza de que irá crescer nos próximos anos. Outra vez somos pioneiros, assim como na época em que criamos a Nelore (ambos ciclistas devem pesar mais de 90 kg). Para participar da Iron Rider é simples, basta os atletas comprovarem a conclusão de uma prova de longa distância do triatlo, com a soma de 226 km entre natação, pedal e corrida, ou então terem terminado duas vezes a distância intermediária, de 113 km aproximadamente”, explica Mario Roma, fundador da Brasil Ride.

Caberá a 12 ciclistas a missão de estrearem a categoria indo em busca do título inédito na competição. As seis duplas são: Bruno Ryker e Pedro Vinícius Sipriano (Aptidão Esportiva), de Brasília (DF); Gerson Doll e Luis Guilherme Miola (Studio 220/Bullseye), de Curitiba (PR); Bruno Joaquim e Eduardo Sovierzoski (Team GR Aventura), de Curitiba; Absamar Barreto e Humberto Ribeiro Júior (Formulize / Policlinica Vida), de Vitória da Conquista (BA) e Barreiras (BA), respectivamente; Bruno de Souza e Gustavo Vilella (R2K), de Uberlândia (MG) e Montes Claros (MG), respectivamente; e Darley Cardoso e Julia Heide (Tripedal.net), de Brasília.

 
Cerimônia de premiação da Brasil Ride (Fabio Piva / Brasil Ride)
Cerimônia de premiação da Brasil Ride (Fabio Piva / Brasil Ride)

Países representados na décima edição

Ao todo, 570 ciclistas estão inscritos na décima edição da ultramaratona e representam 24 países: Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Chile, Chipre, Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Equador, França, Holanda, Itália, Japão, México, Portugal, República Tcheca, Rússia, Suíça e Venezuela.

 
Visual da região de Guaratinga (Fabio Piva / Brasil Ride)
Visual da região de Guaratinga (Fabio Piva / Brasil Ride)

Décima edição

Considerada a Giro d’Itália do MTB mundial, a ultramaratona marcada para 20 a 26 de outubro, no Extremo Sul da Bahia, oferece um forte desafio para os 570 participantes de 23 países. Durante sete dias, eles têm pela frente cerca de 600 km e quase 11.000 m de altimetria acumulada, entre trilhas e estradas de terra que ligam Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, a Guaratinga, na Vila Brasil Ride. No último dia da competição, o sábado (26), mais 1.500 ciclistas de todo o País juntam-se às estrelas do mountain bike internacional para a disputa da Maratona dos Descobrimentos. Uma oportunidade única de pedalar e ver de perto os melhores mountain bikers do mundo.

A ultramaratona Brasil Ride tem os patrocínios do Governo da Bahia, por meio da SETRE, Bahiatursa e SUDESB, de Land Rover, Shimano, Specialized e Unidas. Coca-Cola, Conect Car, Ful Gas, Garmin, LAF Corretora de Seguros, La Maglia, Oakley, Red Bull, Shop2gether, Squirt, Thule e Vittoria são empresas apoiadoras, assim como as prefeituras de Porto Seguro e Guaratinga, bem como o Parque Nacional do Pau Brasil, são apoiadores institucionais do evento.

 

Veja também

» Brasil Ride Ano 10: Conheça os cinco ciclistas que participaram de todas as edições da prova
» Coletânea Brasil Ride 2018
» Da lama ao litoral, Brasil Ride 2018
» Saiba mais sobre a Brasil Ride

 

Fonte

Assessoria de Imprensa Brasil Ride | ZDL Sports

Facebook: tripedalnetTwitter: @tripedalnetInstagram: @tripedalnetMore...