Super Elite agora tem mais um estágio, atletas têm que completar uma Maratona. Evento acontece entre os dias 25 e 28 de abril.

CIMTB Araxá
Etapa Araxá – CIMTB Michelin (Divulgação)

Uma das etapas mais esperadas do calendário do mountain bike na América Latina está prestes a acontecer. A etapa de Araxá está com as inscrições abertas. Este ano, a competição tem uma formato diferente para a Super Elite Masculina e Feminina que além de pedalarem o Contrarrelógio (XCT), o Short Track (XCC) e o Cross Country Olímpico (XCO), o competidores terão mais um estágio, superar um Cross Country Maratona (XCM). Para as categorias oficias e da Copa Sense Bike, os atletas terão que mostrar a técnica no percurso de XCO no Complexo do Barreiro, em torno do Tauá Grande Hotel entre os dias 25 e 28 de abril. Inscreva-se aqui.

Para os atletas CIMTB Michelin e Copa Sense Bike, a etapa soma pontos para o campeonato. Para a SuperElite, o XCO e XCC também somam pontos para a classificação geral, e a etapa conta para o ranking mundial. Sendo uma etapa Stage Race Hors Class (SHC), o atleta que tiver a menor soma dos tempos, leva a melhor e 160 pontos para o ranking da UCI, mesmo ranking que soma para os Jogos Olímpicos Tokyo 2020.

Para o organizador, Rogério Bernardes, a Maratona vai aumentar ainda mais a competição. “O XCM é uma exigência da UCI e tenho certeza que vai deixar a etapa ainda mais disputada. Esse ano esperamos receber atletas de diversas partes do mundo, que já estão entrando em contato com a gente, e vamos trabalhar para fazer uma competição inesquecível para todos os atletas e público”, comentou.

 
Grande Hotel e Termas de Araxá
Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá – CIMTB Michelin (Bruno Senna)

Programação

O evento começa na quinta-feira (25), com a confirmação das inscrições e com o Congresso Técnico da Super Elite que larga na Maratona às 14h. No dia seguinte, os competidores inscritos na CIMTB Michelin terão Treino Livre na pista das 10h às 13h. A largada do Contrarrelógio para a Super Elite é às 14h. Após o fim da prova, a pista é liberada para reconhecimento de percurso de todas as categorias.

No sábado o dia é cheio e começa com as largadas do Short Track da Super Elite às 9h30. Em seguida, é hora das categorias E-bike e Cyclocross às 12h. Logo após, às 13h30 a Copa Sense Bike e as Femininas CIMTB entram em cena. A 5º largada, também é da Copa Sense Bike e compreende as categorias Expert, Cadete e Master. O dia fecha com a Night Run às 19h.

O domingo será um dia de agitado, começando às 8h com Sub17, Sub15, Sub60, Sub65, Over65 e PNE. Em seguida, Sub40, Sub45, Sub50, Sub55 entram em cena para disputar a etapa. Os atletas da Mirim entram no percurso do Teste Ride no mesmo horário. Às 12h, Júnior Feminina e Masculina, Sub30 e Sub35 entram na disputa. A SuperElite fecha o dia com largada às 14h.

 

Veja também

» Saiba mais sobre a CIMTB Michelin
» Confira as datas e localidades das etapas da CIMTB 2019
» Conheça os principais tipos de provas do Mountain Bike Cross Country
» As 4 modalidades do Campeonato Mundial de Mountain Bike

 

Fonte

Assessoria de Imprensa CIMTB Michelin – Maritza Borges

Facebook: tripedalnetTwitter: @tripedalnetInstagram: @tripedalnetMore...