A melhor forma de prevenir qualquer doença é com informação correta, precisamos nos manter informados e fugir das “fake news”. Prestando bastante atenção aos sintomas e cuidados com a assepsia. Por isso, preparei algumas dicas sobre como se proteger e manter os treinos durante a pandemia de Coronavírus (COVID-19).

Coronavírus COVID-19
Coronavírus – COVID-19 (Ilustração)

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias, segundo o Ministério da Saúde, no caso do Covid-19, o período de incubação entre os primeiros sintomas até aparecer a infecção pode ser de 2 a 14 dias.

As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento. No entanto, a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo através de: gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo (como toque ou aperto de mão), contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção. Dados preliminares do coronavírus (SARS-CoV-2) sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas.

Relatórios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde apontam que idosos, diabéticos, hipertensos e quem tem insuficiência cardíaca, renal ou doença respiratória crônica podem ficar mais expostos e ter complicações decorrentes da Covid-19.

Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. As recomendações atuais indicam repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar a infecção, conforme cada caso. Assim, ao surgirem os primeiros sintomas é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento.
 

Sintomas do Coronavírus (COVID-19)

principais sintomas coronavirus
Sintomas do Coronavírus (Ministério da Saúde)

Os principais sintomas conhecidos até o momento são: febre, tosse e dificuldade para respirar.

Em alguns casos, as pessoas também apresentam dores no corpo junto de coriza e dor de garganta. São sintomas semelhantes a um resfriado, atingem principalmente o trato respiratório superior, mas que também podem causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.
 

Como se proteger do Coronavírus (COVID-19)?

Cuidados Coronavírus - COVID-19
Como se prevenir do contágio (Ministério da Saúde)

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

• Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização (I. Antes do contato; II. Antes da realização de procedimento; III. Após risco de exposição a fluidos biológicos; IV. Após o contato; V. Após contato com áreas com risco de infecção). Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
• Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
• Evitar contato próximo com pessoas doentes;
• Ficar em casa quando estiver doente;
• Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
• Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção). Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
 

zwift - treinamento indoor
Treinamento indoor (Zwift)

Como manter os treinos de ciclismo durante a pandemia de Coronavírus (COVID-19)?

Já que a melhor indicação é ficar em casa, o melhor a ser feito é manter uma rotina de treinamento indoor, com exercícios funcionais na sala e colocando o rolo de treino pra funcionar. Por isso, muitas lojas já se anteciparam no comércio de rolos de treino e demais acessórios para o treinamento em casa.

Se bater aquela solidão e a saudade de andar em grupo, você vai precisar de um smart trainer, como o Elite, Kinetic, Tac-X ou Wahoo, e assim poderá criar uma conta e se conectar em plataformas de treinamento online, como o Zwift, Road Gran Tours, VirtuGo, Trainnerroad ou Sufferfest, que funcionam como uma espécie de jogo interativo em rede, com desafios e disputas reais.

Indiferente do dispositivo que vai utilizar, se estará conectado em rede com um smart trainer ou se vai treinar em um rolo de equilíbrio feito de tubo de pvc ou rolo de macarrão, para que você possa ter melhores resultados no treinamento indoor, procure fazer estímulos diferentes de treinos com menor intensidade do que o habitual, variando em ganho de velocidade e força. Lembre-se de fazer os ajustes de equilíbrio e carga adequados na bicicleta e no rolo de treino.

E o mais importante, para manter o sistema imunológico em alta, deve-se respeitar os dias de descanso, tirar pelo menos um dia de folga semanal para se recuperar. Melhore sua própria resposta imunológica cuidando do seu corpo, coma alimentos saudáveis, hidrate-se bastante, não se estresse e tenha uma boa noite de sono.

 

 

Dica: Prepare o ambiente antes de começar o treino

1. Hidratação: tome bastante água, o consumo de água nessas condições deve ser maior;
2. Alimentação: coma frutas, procure se alimentar a cada hora de treino;
3. Ventilação: mantenha o ambiente arejado, seu corpo (e o pneu traseiro) ventilados;
4. Planilha: faça um planejamento adequado para o período de quarentena, monitorando diariamente seus resultados e não faça treinos extenuantes neste período;
5. Entretenimento: TV, iPad, música ou aplicativo de treinamento ajudará a evitar o tédio.

 

Veja também

» Eventos esportivos em todo o mundo são cancelados após Pandemia do Coronavírus
» Zwift faz parceria com a Absa Cape Epic
 

Referências

• Organização Mundial de Saúde (OMS) – COVID-19 (consultado em 18/03/2020)
• Ministério da Saúde – Sobre a doença Coronavírus (consultado em 18/03/2020)
• ANVISA – Ações da Anvisa para enfrentamento da pandemia (consultado em 18/03/2020)

Facebook: tripedalnetTwitter: @tripedalnetInstagram: @tripedalnetMore...