Paris-Brest-Paris 2015 (PBP) – Audax 1200km – Decisão e Preparação

Paris-Brest-Paris por Júlia Heide
Foto: André Fugimoto – Randoneiro Cristal, Audax 200km, Cristalina/GO

Eu e Darley completamos a série Audax (Brevets 200km, 300km, 400km e 600km) pré-requisito para participação na Paris-Brest-Paris em março de 2015. A prova ocorre a cada 04 anos e desde o início estava nos meus planos participar caso completasse a série. Darley estava na dúvida se participaria da prova, devido a compromissos de trabalho e sua preparação para outras provas.

Comprei minha passagem ainda em março. As pré-inscrições finalizariam final de junho, assim, corria o risco de não conseguir me inscrever, já que atletas com Brevets mais antigos tem prioridade, Darley estava na mesma situação.

Quando consegui fazer a minha pré-inscrição, ele sugeriu participar no modo hard: Vamos de Tandem? Fazer a prova sozinho não vai ter graça… Não pensei muito e concordei, sem imaginar como seria a logística e os riscos envolvidos na proposta.

Começamos a pensar no desafio, eu nunca tinha pedalando uma Tandem e ele nunca tinha pilotado. Acreditávamos que seria algo simples. Inicialmente alugaríamos uma Tandem em Paris, mas achamos prudente fazer alguns pedais de Tandem no Brasil.


Chico e Darley montando a tandem com todo cuidado

Darley conversou com o Chico da Chico’s Bike, e ele em menos de 3 dias montou uma Tandem de Competição para podermos treinar e participar do Audax 200km em Cristalina, um treino mais longo já pensando na prova.

Testamos a bike em um pedal de 1h na quinta e no sábado de madrugada partimos para Cristalina.

Eu estava bastante apreensiva na largada, e para piorar, praticamente “largamos dos boxes”. Mas fui relaxando ao longo da prova. Logo estávamos nos divertindo apesar da força necessária para movimentar a Tandem ser maior.

Nos divertíamos com os amigos que participavam da prova, recebíamos olhares surpresos, palavras de incentivo, além de muitas perguntas, para as quais também não sabíamos as respostas.

Audax 200km - BRM Cristalina/GOTandens possuem fama de serem lentas…

Mas com a nossa foi diferente, completamos a prova entre os 10 primeiros, com bastante folga, algumas dores e uma certeza: precisávamos de um ajuste melhor para conseguir completar o PBP 2015.

Quando voltamos de Cristalina, após alguns treinos Darley conseguiu ajustar a posição dele, mas eu seguia sentindo dores.

Além da questão do ajuste da bike, também teríamos que nos preocupar com a regulagem e o desgaste do equipamento. Correríamos o risco de não fechar a prova se deixássemos para alugar a bike e encontrar o equipamento ideal na véspera. Por isso, decidimos levar a Tandem daqui para a França.

Serra do Salitre/MGA altimetria a ser enfrentada é difícil, e optamos por fazer treinos com ênfase no ganho de elevação. Pedalamos na Serra do Salitre/MG e em Usina de Corumbá IV/GO, já em Brasília, tentamos buscar os locais com subidas maiores (Subidas do Lago Sul, Buraco do Tatu, Alphaville e Posto Pedrão).

Treinamos da melhor forma possível no pouco tempo disponível nas nossas rotinas de trabalho e estudos, estamos otimistas para o Grande Desafio e carregamos a responsabilidade de sermos os primeiros brasileiros a participar da prova em uma Tandem. Chego 15 dias antes da prova e minha primeira meta será não perder condicionamento até a largada.

Além de nós, mais seis brasilienses irão representar o Brasil na prova: André Ribeiro, Andréia Malafaia, Carlos Medeiros, Hélio Henrique Abreu, Rafael Ferrari e Washington Pinheiro (o brasileiro mais rápido de todos os tempos!).

Para quem quiser acompanhar a aventura, o link para rastreio de competidores estará no site da prova: Paris-Brest-Paris.org/Riders Tracking. Largaremos no dia 16/08, 17h15, horário de Paris. O número do Darley é o F-102 e o meu F-103, o tempo limite de 90h para completar a prova se encerra no dia 20/08.

Desde já agradecemos aos nossos familiares, aos amigos que incentivaram, aos que fizeram companhia nos treinos, treinadores e aos nossos apoiadores.

Allez!

 

Estas são as principais empresas que apoiam a nossa equipe na Paris-Brest-Paris 2015

Chicos Bike     n4f criações interativas   Associação Recreativa dos Correios
Rossi Service Preventivo Telhados

Arcanjo Alimentos     Vektorama.net      Cleuton Designer

 

Posts Relacionados

– Paris-Brest-Paris
– Audax, ciclismo de longa distância
– Flèche Velócio

Facebook: tripedalnetTwitter: @tripedalnetInstagram: @tripedalnetMore...