Conheça o Pico da Ibituruna e o percurso da “Trilha da Embratel” com aproximadamente 10 km de extensão e 1.000 m de altimetria acumulada.

Pico da Ibiturana - Governador Valadares - Tripedal.net
Pico da Ibiturana em Governador Valadares/MG (Arquivo pessoal)

Após a Expedição Tripedal Estrada Real: Caminho do Sabarabuçu, havíamos planejado uma cicloviagem de descanso do norte do litoral capixaba ao extremo sul da Bahia. Ainda impressionados com os morros que encontramos no caminho do Sabarabuçu, avistamos da rodovia (MG 351) um morro majestoso. Darley parou o carro e pediu para eu tirar algumas fotos. Por curiosidade e aproveitando a disponibilidade de rede pesquisei pelo nome da montanha, e acabei descobrindo a possibilidade de subir o morro pedalando. Decidimos então pernoitar em Governador Valadares-MG e pedalar no dia seguinte.

“Ibituruna” é uma palavra de origem tupi que significa “montanha preta”, através da junção dos termos ybytyra (“montanha”) e un (“preto”). O pico é uma conhecida plataforma de vôo livre, e o principal atrativo turístico da cidade de Governador Valadares. Com 1.123 metros de altitude acima do nível do mar e 990 metros em relação ao nível do Rio Doce, possui as melhores térmicas do mundo e se consagra como cenário nacional e internacional na prática do voo livre.

Outra curiosidade é a presença da imagem de Nossa Senhora das Graças no cume do pico, ela mede 24 m, feita de concreto ela pesa cerca de 42 toneladas, só a mão da estátua mede mais ou menos 1,50 m, foi erguida num pedestal de 10m de altura, abaixo da santa existe uma capela com 40 m2.

Após uma busca em aplicativos de mapa Identificamos a possibilidade de subir o morro por terra (estradão e pequenos trechos de trilhas), e descer um pedaço por uma pista de downhill, trilhas, e estrada de asfalto e bloquetes contornando as duas faces principais do pico.

Confira as imagens em vídeo:

Vídeo Pico da Ibiturana (Youtube – Tripedal)

 

Veja também

» Relato Caminho de Sabarabuçu
» Expedição Tripedal: Estrada Real

 

Referencias

Wikipedia Pico da Ibiturana, acesso em https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Pico_da_Ibituruna
Minas Gerais, Complexo Monumento da Ibiturama, acesso em:
https://www.minasgerais.com.br/pt/atracoes/governador-valadares/complexo-monumento-da-ibituruna-santa-capela-pedestal

Facebook: tripedalnetTwitter: @tripedalnetInstagram: @tripedalnetMore...