Fábio Gianolla, em parceria com o mecânico Vantuir Fernandes, ajuda estudantes universitários desempregados a se locomoverem ou fazerem renda extra

Professor e mecânico restauram e doam bicicletas (TV Sorocaba SBT)

Se para algumas pessoas falta empatia durante a pandemia, para outras sobra solidariedade. Foi com esse sentimento positivo que Fabio Gianolla, professor universitário de Educação Física em Sorocaba (SP), criou o projeto Bike Ação Social.

Fábio Gianolla - One More RepQueria ajudar os alunos do curso de Educação Física que estavam desempregados. A ideia é que eles pudessem ter um meio de transporte para se locomover ou conseguir uma renda extra com entregas, por exemplo.” Fábio Gianolla – Prof. de Educação Física

Graças à parceria com o mecânico de bikes Vantuir Fernandes, foi possível colocar o plano em ação. Funciona assim: Fábio recebe, via WhatsApp, contato de pessoas que querem doar bicicletas, peças ou dinheiro para ajudar o projeto. Ele recolhe as bicicletas com seu próprio carro e leva para o mecânico resgatá-las. “Nós desinfetamos as bikes e ele faz a ‘mágica’, retirando o que não presta e colocando peças que aguentem o uso diário. Não ganhamos nada, só queremos doar o nosso tempo para ajudar.”

Para ser justo nas escolhas dos beneficiados, Fábio buscou ajuda de uma instituição de assistência social, que identifica as pessoas mais necessitadas. A generosidade chamou até a atenção da imprensa.

O plano da dupla agora é expandir o projeto. “Queremos dar oficinas para os alunos aprenderem a reformar bicicletas. Vantuir e eu podemos ensinar mecânica básica. Também queremos capacitar os alunos no bikefit, que é o ajuste da bike às dimensões da pessoa. Eles podem até trabalhar com isso no futuro.”

Quem tiver interesse em ajudar pode entrar em contato com Fábio através do WhatsApp (15) 9 9108 3271. Pessoas de todo o Brasil podem contribuir com doações em dinheiro. Moradores da região de Sorocaba podem doar bicicletas usadas, peças ou qualquer item da lista abaixo para as oficinas com os alunos:

2 chaves inglesa tamanho 12
2 alicates de corte
2 alicates universal
2 alicates bico de papagaio
2 chaves Philips média
2 chaves de fenda médias
2 chaves canhão numero 9
2 chaves L dos seguintes tamanhos: 14, 6, 5, 4, 3
2 jogos de chaves combinadas do 6 ao 20
2 alicates de pressão
2 chaves de catraca media
2 jogo de chaves de torque
2 martelos
2 talhadeiras pequenas
2 jogos de chave estrela do numero 9 ao 20
2 alicates de ponta
2 arcos de serra com serra
3 bombas grandes para encher pneus
2 martelos de nylon M
6 pinceis largos
2 parafusadeiras elétricas
1 torquimetro
2 morsas
2 esmiril
2 bancadas de trabalho
2 cavaletes para colocar as bikes para pode trabalhar
2 expositores (painel) de parede para guardar as chaves
1 tanque para limpeza de peças
12 aventais de trabalho
12 oculos de proteção
12 pares de luvas de trabalho

Gostou da solidariedade do professor Fábio e do mecânico Vantuir? Deixe seu comentário!

 

Veja também

» O que fazer e como manter os treinos de ciclismo durante a pandemia do Covid-19
» Participe da nossa enquete sobre como vc está treinando durante a quarentena

 

Fonte

Impulsiona | www.impulsiona.org.br

Facebook: tripedalnetTwitter: @tripedalnetInstagram: @tripedalnetMore...