Foram sete anos sete meses e alguns dias para realização de um sonho!

um chorao na estrada real - Miqueias gois
Miqueias Gois, um Chorão do Cerrado na Estrada Real (Arquivo pessoal)

Sim, isso mesmo, em meados de maio de 2013 alguns colegas de trabalho cogitaram realizar a Expedição Ciclística da Estrada Real. Eu não tinha a concreta dimensão de como seria um projeto dessa magnitude, não tinha nem mesmo equipamentos, roupas e outros acessórios para uma jornada dessas, mesmo assim disse toparia a expedição. Infelizmente aos poucos o projeto acabou não saindo do papel, mas desde então sempre quando tinha oportunidade de conversar sobre cicloviagens eu citava a Estrada Real como um dos meus objetivos pessoais como ciclista amador.

Em fevereiro de 2020 quando participava de uma prova de ciclismo de longa distância na companhia do casal Tripedal @DarleyCardoso e @JuliaHeide,o assunto Estrada Real entrou em pauta e depois de quase um ano depois, aqui estou para relatar um pouco da experiência dos incríveis nove dias de pedal pela Estrada real.

um chorao na estrada real com a dupla do tripedal
Miqueias com a dupla do Tripedal próximo à divisa entre os estados de MG e SP (Arquivo pessoal)

O deslocamento foi em duas etapas de Brasília para Ouro Preto (MG) com pausa para dormir em Três Marias, a bordo do nosso veículo de apoio sob o comando do Marcos Gois (Equipe Chorões Multisportes).

Uma quarta-feira de janeiro, por volta das 13h30 iniciamos nossa jornada, após alguns kms de subida acessamos a primeira trilha do caminho velho da Estrada Real e também surgiram os primeiros desafios, árvores caídas, galhas, lama, pedras molhadas e escorregadias formam alguns obstáculos desse primeiro dia, que fechamos com “chave de ouro” ficando no escuro perdidos em um milharal (arado e plantado no meio de uma mata sobre o percurso da Estrada Real) onde mesmo com o tracklog, GPS e celular usando o maps foi complicado achar a rota para seguir, nesse momento foi colocado em xeque o autocontrole da equipe, que após encontrar a rota ainda mais um susto com uns Rottweilers na trilha pra finalizar a etapa.

um chorao na estrada real
Obstáculos naturais, desmoronamentos e trilhas fechadas dificultaram a travessia (Arquivo pessoal)

Nosso segundo dia, iniciamos o pedal bem mais tarde do que o planejado, e por consequência não conseguimos chegar no local planejado. Uma chuva forte no final da tarde, quando faltava aproximadamente 20 km para o destino, fez a equipe mudar de ideia e encerrar o dia em São Brás do Suaçuí (MG).

Alguns obstáculos naturais nos levaram a utilizar um dia extra, nosso “dia coringa”, entre o segundo e quinto dia de pedal, pois cada dia que passava acabávamos ficando em uma cidade anterior à programada. Nem por isso a jornada ficou menos empolgante e descontraída, pois cada subida, cada paisagem, lama e até mesmo a chuva, fazia a expedição ficar melhor que o planejado e colocar à prova nosso senso de humor e nossas condições físicas e psicológica.

um chorao afogando na estrada real
Desafios do clima e de altimetria durante todo o percurso (Arquivo pessoal)

Alguns problemas mecânicos também fizeram parte dessa expedição como quebra na corrente, problema na gancheira e por último um freio travado foram alguns dos perrengues da equipe, mas que foram contornados na medida do possível e vida que segue.

Após nove dias, 714 kms rodados, mais de 14000 m de ganho de elevação é hora de dizer que conseguimos. Sim, o Caminho Velho da Estrada Real foi concluído com sucesso. E mais do que isso, tinha um Chorão do Cerrado como membro da expedição.

um chorao na estrada real - Miqueias e marcos gois
Miqueias com o irmão Marcos Gois em Lagoa Dourada/MG (Arquivo pessoal)

Gratidão a Deus pela vida, pela esposa e filhos que tenho e pelo apoio espetacular prestado pelo meu irmão Marcos Gois, sua ajuda fez toda a diferença em nossa aventura.

chorao-na-estrada-real_3
“Seja feliz” (Arquivo pessoal)

Para o futuro, só posso desejar que venham as próximas expedições tão desafiadoras como essa.

 

Siga o canal do Tripedal no YouTube e seja avisado no lançamento do vídeo da Ex. Tripedal Estrada Real

 

Veja também

» Mais relatos de Miqueias Gois
» Expedição Tripedal: Estrada Real
» Relato Estrada Real, o Caminho do Sabarabuçu por Julia Heide

Facebook: tripedalnetTwitter: @tripedalnetInstagram: @tripedalnetMore...