Conheça o significado de alguns termos de mérito para os atletas que completaram várias vezes a Cape Epic e demais provas da Epic Series.
Amabubesi
Finalizar a Cape Epic é uma grande conquista. Mas completar a prova três ou mais vezes é algo exclusivo. Assim, os atletas que terminaram o evento três vezes tornam-se Amabubesi – o Absa Cape Epic Finisher Club. Na língua Zulu, Amabubesi significa “orgulho dos leões”, uma descrição adequada para quem finalizou a Absa Cape Epic repetidamente.
Um café da manhã Amabubesi anual é oferecido na Cidade do Cabo no dia anterior ao início da corrida. É um momento para se reunir com outros membros do clube e trocar histórias da Cape Epic e encorajar aqueles que aceitam o desafio mais uma vez. Além de um certificado especial e medalha para homenagear a conquista, os associados do clube Amabubesi recebem benefícios e regalias de acordo com o número de provas realizadas.
Abraão Azevedo é o brasileiro com maior número de participações na Cape Epic e também o que mais venceu a sua categoria. O multicampeão participou da prova 9 vezes e venceu 7 vezes a sua categoria. Sendo que 7 participações foram ao lado do primeiro campeão olímpico, Bart Brentjens, que ao todo participou 17 vezes da prova, vencendo 8 vezes a sua categoria, destas vitórias, 6 vezes foram em parceria com o Abraão.
Outros brasileiros que também fazem parte do clube dos Amabubsi, são: José Correa (7x), Maurício Marques (6x) e Henrique Avancini (4x) ao lado do glorioso Ronaldo Gonçalves – Tora Racing – (4x) , dentre outros 14 brasileiros que finalizaram 3x ou mais a prova. Sendo que Daniel Aliperti e Alfredo Montenegro foram os primeiros brasileiros a receber o título, tendo completado as edições de 2008, 2009 e 2010.
Last Lions
Desde o seu lançamento em 2004, a Absa Cape Epic acumulou mais de 12.126 km de terreno selvagem, distribuídos por 145 etapas, incluindo 13 prólogos e quatro contra-relógio no meio da corrida.
Surpreendentemente, três pessoas completaram todos os 19 Absa Cape Epics, estes são atualmente os Last Lions: John Gale, Mike Nixon e Hannele Steyn. Em 28 de fevereiro de 2004, os três estavam entre os 550 atletas que se reuniram na madrugada de Knysna, prontos para embarcar em um passeio rumo ao desconhecido. Eles são regulares desde então e testemunharam a corrida crescer e evoluir para um evento de classe mundial que é hoje – o auge das corridas de mountain bike.
Com o passar dos anos, os três fabulosos acabarão diminuindo
The Last Lion
até que reste apenas um de pé – o Último Leão.
Epic Legends
Todas as provas de stage race, e neste caso as da Epic Series, exigem seu próprio nível de comprometimento, seja na preparação ou para cruzar a linha de chegada. Com isto, os participantes da Epic Series, são reconhecidos como Epic Legends ao serem finalistas de pelo menos três provas do circuito global de MTB (Swiss Epic, 4Islands, Andorra MTB Classic, The Pionner, etc), sendo que uma delas deve necessariamente ser a Cape Epic.
Veja também
» Leia mais sobre a Epic Series
» Saiba mais sobre a Cape Epic
» Confira o nosso ranking com as 7 melhores Stage Races do Brasil
» Conheça os tripos de competições no mountain bike cross country
Fonte
Epic Series – Cape Epic Rides Loyalty