Maior festival de bike da América Latina terá a sétima edição aberta ao público entre 24 e 25 de setembro. Os dias 22 e 23 serão destinados aos profissionais do setor.
Competições levarão emoção ao evento – Foto: Rodrigo Philipps/Shimano
O Jockey Club de São Paulo, tradicional cartão postal da cidade e palco de Grandes Prêmios do Turfe nacional, além de diversos eventos culturais na capital paulista nos últimos anos, vai transformar-se nos próximos dias no ponto de encontro dos amantes do ciclismo, com a realização da sétima edição do Shimano Fest. Profissionais do setor, como lojistas, vendedores e distribuidores, jornalistas especializados e os entusiastas, todos irão reunir-se no local que durante quatro dias vai respirar bicicleta, entre 22 e 25 de setembro, recebendo pessoas de todo o Brasil no maior festival de bike da América Latina.
Os dois primeiros dias (22 e 23), entre 9h e 17h, serão exclusivos para lojistas e profissionais do setor, convidados das mais de 100 marcas participantes e imprensa, e têm foco em palestras e no fortalecimento dos negócios. Sábado (24), das 9 às 17h e domingo (25), das 9 às 18 horas, são os dias do Festival propriamente dito, aberto ao público em geral e com entrada gratuita: a organização sugere doação de 1 kg de alimento não perecível. Haverá espaço para estacionamento de 500 bikes.
Com o crescimento do Shimano Fest, podemos afirmar que o festival irá movimentar o turismo na cidade de São Paulo. Muitas pessoas, sejam aquelas que trabalham diretamente com o ciclismo ou mesmo os amantes do esporte, estão vindo de seus estados para acompanhar o evento, que neste ano cresceu muito, com um formato inovador. Conhecer as novidades do mercado, estar próximo de atletas profissionais e olímpicos e participar de várias atividades, são algumas das atrações do evento em sua sétima edição. Estamos esperando cerca de 25 mil pessoas nos quatro dias” Rogerio Tancredi, gerente de marketing da Shimano Latin America
O evento reunirá em um só local passeios ciclísticos, competições, shows de rock, apresentação de Taiko, exposição e testes de produtos, atividades para as crianças e toda a família, brindes e uma vivência integral do universo que envolve o pedal. Na sétima edição, o Shimano Fest traz o lema do Respeito Pela Bike, em homenagem ao ultraciclista Claudio Clarindo, embaixador da marca e grande incentivador da bicicleta, morto este ano em um acidente enquanto treinava na Rio-Santos. São esperados 25 mil visitantes no Shimano Fest, durante os quatro dias de duração.
É no final de semana que as atrações serão mais variadas. A arena Bike Show promete animar o público com três shows de rock, um no sábado, dia 24 (15h – Banda “Nem Liminha ouviu”) e dois no domingo, dia 25 (15h – “Kid Vinil e banda Magazine” e Caio Durazzo “One Man Band”), mesmo dia em que o show de Taiko do Grupo Kiendaiko, os tradicionais tambores japoneses, dará aos presentes uma amostra da cultura oriental.
Doutores da alegria marcarão presença no evento – Foto: Divulgação
O Doutores da Alegria, organização da sociedade civil sem fins lucrativos que comemora 25 anos, estará presente na manhã do domingo com o Bobociclismo, um divertido passeio ciclístico de 2 km liderado pelos artistas que atuam nos hospitais de São Paulo utilizando a arte do palhaço para qualificar as relações humanas. A concentração está marcada para 10h30 e saída será às 11h. Após o passeio, haverá uma intervenção artística com os palhaços no Espaço Kids. Além de comemorar o aniversário da associação, o Bobociclismo tem por objetivo compartilhar a causa da alegria e seus valores, além de conscientizar a comunidade dos espaços de lazer e integração com a cidade a partir do uso da bicicleta.
Seis pilares compõem o Shimano Fest em 2016: Bike Show, Bike Kids, Bike Radical, Bike Competition, Bike Mobility e Área Expo. O Bike Show também terá espaço gastronômico, com 20 food-trucks e 6 food-bikes e o Espaço Mulher, com aulas gratuitas de spinning e curso básico de mecânica. O Bike Kids trará as tradicionais atrações para a criançada, com pista de pump-track, mini-bikes, tira-rodinha, a Escola Bike de Educação Para o Trânsito, além de oficina e concurso de desenho. O Bike Radical contará com apresentações de bike trial, BMX dirt jump e pump track. Destinado às atividades, discussões e ações sobre a mobilidade urbana e sustentabilidade, o Bike Mobility traz palestras e debates sobre a mobilidade urbana e sustentabilidade com especialistas e cicloativistas, além de três exposições fotográficas de cicloturismo.
Área dos expositores no Shimano Fest – Foto: Maximiliano Blanco/Shimano
A Expo será a área de estandes com mais de 100 marcas e área especial com 44 lojas vendendo ao consumidor final as novidades e lançamentos do mercado. O Bike Competition terá quatro provas: ciclismo de estrada (Criterium), mountain bike (Short Track) válida pelo ranking UCI (União Ciclística Internacional), cyclocross e o Desafio Técnico de Mecânicos. A principal novidade na sétima edição do evento ficará por conta da Prova de ciclismo no formato Criterium por Pontos, no domingo (25), distribuindo uma premiação de cerca de 7 mil reais entre homens e mulheres nas disputas profissionais. Deverão competir num circuito na avenida Lineu de Paula Machado (em frente ao Jockey Club) cerca de 500 ciclistas. A primeira largada será às 7h. No sábado (24) será o dia das competições com os lojistas, expositores e mídia (cinco voltas), entre 11h e 12h30, do cyclocross e das tomadas de tempo do MTB Short Track para as finais de domingo.
Shimano Fest 2016
Data: 24 a 25 de setembro – Os dias 22 e 23 são exclusivos para profissionais do mercado
Horário: quinta a sábado, das 9h às 17h e domingo das 9h às 18h
Local: Jockey Club de São Paulo
Endereço: R. Dr. José Augusto de Queiroz, S/N, Portão 1, próximo à ponte Cidade Jardim
Entrada: Gratuita. A Shimano incentiva a doação de 1kg de alimento não perecível para doação a entidades assistenciais.
Como chegar: pela ciclovia do Rio Pinheiros, ciclovia da Av. Lineu de Paula Machado ou utilizando a ciclofaixa de lazer no domingo (ciclofaixa passa ao lado do Jockey). O Shimano Fest terá bicicletário disponível (capacidade para 500 bicicletas). As estações de trem mais próximas são Cidade Jardim e Hebraica-Rebouças, da CPTM.
Referências:
Shimano Fest | Shimano Brasil | ZDL Comunicação