Pela primeira vez um brasileiro vence a prova de cross country olímpico (XCO) na categoria elite do circuito mundial.

Henrique Avancini campeao mundial XCO
Henrique Avancini conquista vitória épica na Copa do Mundo de MTB (RedBull | Bartek Woliński)

Um dia que definitivamente entrou para a história do esporte brasileiro com a vitória épica do ciclista Henrique Avancini na Copa do Mundo de MTB em Nové Mesto (República Tcheca), na segunda e última prova de cross country olímpico (XCO) do ano de 2020.

Na última sexta-feira (2), Avancini já havia vencido a prova de short track. “É um terreno de alto nível e todo mundo estava preparado para isso, então, não é fácil, talvez, mais difícil do que nunca competir nesta situação. Em toda a corrida, eu respondi aos ataques, fiz alguns movimentos, vi a corrida de frente e estou muito, muito feliz com essa vitória”, afirmou Henrique Avancini, após a corrida de XCC.

henrique avancini conquista vitoria epica no mundial de xcoMinha primeira vitória na Copa do Mundo foi muito especial, fiquei muito feliz por ter vencido a prova de XCC e XCO, sou o segundo atleta a conseguir o feito (depois do Mathieu Van der Poel), num ano que o calendário foi muito mais concentrado em que todos os atletas se prepararam para um único período de competição. Isso subiu muito o nível das provas” Henrique Avancini

Henrique Avancini levou pela 1ª vez a bandeira do Brasil para o alto do pódio da Copa do Mundo de MTB Cross Country, com muita estratégia e domínio da competição. Na primeira volta, Avancini se posicionou entre os cinco primeiros colocados, assumindo a primeira colocação na última volta, após uma ousada ultrapassagem em um ponto de subida técnica que a pista se dividia, o atleta brasileiro escolhei o traçado mais dificil, para deixar pra trás o atual líder do ranking e campeão olímpico, o suíço Nino Schurter, que dividiu a segunda posição com o holandês Milan Vader e ficar numa posição estratégica para o sprint final.

Vencer me dá uma alegria e motivação enorme para prosseguir e inspirar as pessoas que amam o esporte.” Henrique Avancini

Henrique Avancini completou as 7 voltas da prova com o tempo de 1 hora, 25 minutos e 03 segundos.

 

Veja também

» As 4 Modalidades do Campeonato Mundial de Mountain Bike

 

Fonte

Red Bull TV

Facebook: tripedalnetTwitter: @tripedalnetInstagram: @tripedalnetMore...