Aconteceu nesta segunda-feira (26/10), em Brasília o Desafio Intermodal 2016, a largada foi às 7h40 na QI 07 do Guará I e a chegada no Museu da República, com um percurso de 13 quilômetros em média.

Foram avaliados 12 modais, e novamente a bicicleta mostrou-se o meio de transporte mais eficiente quando ponderados os custos monetários e a emissão de poluentes, confira na tabela a seguir.

Resultado do Desafio Intermodal 2016

Resultado Desafio Intermodal Brasília 2016
Fonte: Rodas da Paz

Fabão Bicicopata - Desafio IntermodalSou ciclista há cerca de dois anos e utilizo a bicicleta diariamente para ir da Ceilândia ao trabalho do SIA, entendo perfeitamente os benefícios e dificuldades de usar a bicicleta como meio de transporte, por isso participei do Desafio pela segunda vez. Durante meus trajetos percebo que o maior problema é a falta de ciclovia/ciclofaixa, e acabo tendo que disputar espaço com os carros mesmo com transito intenso”. Fábio Virgulino – conhecido como “Fabão Bicicopata, porque é preciso ser muito louco para usar a bicicleta como meio de transporte em Brasília” – Participou do Desafio no Modal Bicicleta Urbana/MTB e finalizou com o tempo de 23min e 44 seg.

Jordan Piki - Desafio IntermodalParticipei pela primeira vez do Desafio Intermodal e a grande dificuldade durante o trajeto foi a ausência de calçadas e a consequente necessidade de correr junto aos carros no asfalto sem acostamento. O perigo era constante, pricipalmente por conta dos ônibus “tirando fina”. Era possível correr na grama em alguns trechos, mas o terreno irregular facilita a ocorrência de entorses e outras lesões. Um ponto positivo é poder correr ao ar livre e a sensação de liberdade que a corrida proporciona.

Vale lembrar que infelizmente a maior parte das empresas não oferece vestiários, dificultando a utilização de meios de locomoção alternativos (bicicleta, corrida, caminhada, etc). É importante que existam incentivos para a prática de atividades físicas, pois assim será possível que as pessoas colaborem com o meio ambiente e ganhem qualidade de vida e saúde, apenas deixando seus carros em casa pelo menos uma vez por semana.” Jordan Soares ‘Piki’ – Professor de Educação Física – Participou do Desafio no Modal Corrida finalizou com o tempo de 58 min e 43 seg

Julia HeideA participação no Desafio foi muito interessante para observar os pontos de conflito com carros e perceber que apesar da ausência de calçadas na maior parte do trajeto é possível repetir o percurso rotineiramente nas idas para o trabalho, o que melhoraria minha qualidade de vida e contribuiria com o meio ambiente. Além disso, foi importante para conscientizar e estimular mais pessoas a se desafiarem.” Júlia Heide Ribeiro – Participou do Desafio no Modal Corrida finalizou com o tempo de 58 min e 43 seg

 

» Saiba mais sobre o Desafio Intermodal 2016

 

Referências:

• Rodas da Paz

Facebook: tripedalnetTwitter: @tripedalnetInstagram: @tripedalnetMore...