Campeonato Mundial XTerra em Molveno na Itália

O deslumbrante cenário do Lago de Molveno, na região das Dolomitas, Itália, recebe mais uma vez o Campeonato Mundial XTerra, onde atletas de elite e campeões nacionais e amadores qualificados nas seletivas para o mundial se reúnem para enfrentar os desafios extremos do cross triathlon. 

XTerra World Championship 2024 (Divulgação)

Essa modalidade, o cross triathlon, que é uma versão off-road do triatlo tradicional, onde os atletas enfrentam terrenos irregulares e desafiadores em vez de estradas lisas e asfaltadas. O percurso inclui natação em águas abertas, ciclismo em montanhas e trilhas e corrida em terrenos naturais, o que exige uma combinação única de força, resistência e habilidades técnicas. E o XTerra, por sua vez, é uma das maiores e mais prestigiadas séries de eventos de esportes de aventura no mundo, organizando competições de cross triathlon em diferentes países, culminando com o Campeonato Mundial. O evento não é apenas uma competição da elite do esporte, mas também um símbolo de superação e conexão com a natureza.

O percurso da natação tem como maior desafio a baixa temperatura e as rajadas de vento que causam muita agitação na água. Normalmente, a temperatura da água fica entre 16°C e 19°C, no entanto, o clima nos Alpes muda rapidamente ea  sensação térmica pode alterar sem aviso. de acordo com os dados dos anos anteriores. Já o percurso de bicicleta conta com voltas de 16 km. Com um início plano de 3 km em volta do lago em uma trilha estreita,  até começar uma subida pelos próximos 7 quilómetros seguintes, com uma mistura de estradas cascalhadas e algumas partes mais rochosas e íngremes, por vezes com pedras, até atingir o ponto mais alto do percurso no quilómetro 10. A partir daí, é só descida até ao final do circuito, com uma primeira parte bastante fácil e com boa aderência e uma segunda parte mais técnica com raízes e pedras que podem ser escorregadias em condições de chuva, antes de passar por Molveno e entrar na pista do evento com rampas de madeira e zig-zags. Já o percurso de corrida começa com uma seção muito rápida de 1,5 km no asfalto. Em seguida, o percurso vira à direita para entrar numa subida íngreme e apertada de 300 m, num singletrack para quebrar as pernas e subir o ritmo cardíaco. Ao sair desta seção física e técnica, o percurso vira à esquerda para encontrar uma estrada de terra até o ponto de apoio situado a meio do percurso. A partir deste ponto, o percurso é todo de singletracks alternados e seções técnicas íngremes, por vezes rochosas ou com raízes, até chegar à margem do lago.

Training Camps: Na semana anterior ao evento, Molveno se transforma em um verdadeiro campo de treinamento ao ar livre. Diversas clínicas e oficinas são organizados para que os atletas possam se aclimatar às duras condições e ao terreno técnico das Dolomitas. Essas sessões incluem treinos de mountain bike em trilhas desafiadoras, natação em águas geladas do lago Molveno e corridas em altitude elevada. Os camps são importantes para aprimorar a técnica dos competidores, permitindo que cada detalhe do percurso seja estudado minuciosamente. 

World Tour: O encontro de atletas continentais. Outro destaque da semana pré-evento será o encontro especial dos atletas por continente, no nosso caso, dos atletas americanos, criando uma oportunidade única de troca de experiências, fortalecimento de laços e discussões estratégicas entre competidores de diferentes países. Este evento visa promover a integração dos participantes e reforçar o espírito comunitário que caracteriza o XTerra.

Equipe Tripedal: Este ano, nossa equipe tem uma presença marcante, tanto na competição quanto nos eventos técnicos que antecedem o mundial. A participação do time nas atividades de treinamento destaca-se pela nossa busca constante por atualização técnica e de conhecimento nos esportes de endurance. Segundo o treinador da equipe, Darley Cardoso, “essa imersão técnica não apenas fortalece os laços entre os atletas da equipe e nossos pares internacionais, mas também nos auxilia a refinar as nossas estratégias e táticas para enfrentar desafios globais em todo tipo de terreno e condições climáticas. Ao participar dos eventos preparatórios e do campeonato, a Equipe Tripedal não apenas leva o nome do Brasil ao cenário mundial, mas também vivenciamos experiências valiosas de treinos e provas, que são enriquecedoras para a nossa equipe no Brasil. Aprendemos muito ao participar de um campeonato de alto nível, somos apaixonados por esportes de endurance, e sempre ficamos muito orgulhosos de ver o nosso uniforme em um campeonato mundial”.

Nas Dolomitas, a natureza impõe o desafio, e cada metro percorrido hoje é a coroação de meses de trabalho duro. O campeonato mundial XTerra é mais do que uma prova, é uma batalha interna de superação e garra. Boa sorte aos atletas brasileiros e a todos que conquistaram a vaga para participar deste grande desafio. 

Veja também

» Conheça as distâncias e tipos de competição no triathlon
» Saiba mais sobre o XTerra

Referência

Athlete’s Guide XTerra World Championship 2024

Faça o seu comentário

O seu e-mail não será publicado. *Campos de preenchimento obrigatório.

2 × three =