Expedição Tripedal Quadrilátero do Distrito Federal

A Expedição Tripedal deste ano foi em busca de percorrer os limites do Quadrilátero do Distrito Federal, que corresponde à praticamente 1/3 do Quadrilátero Cruls ou Missão Cruls, que foi a Comissão Exploradora do Planalto Central criada em 1892, chefiada pelo astrônomo e geógrafo Louis Ferdinand Cruls, demarcando uma área de 14.400 Km², considerada adequada para a futura capital, que desta área delimitou-se os 5.200 Km² que atualmente chamamos carinhosamente de “Quadradinho DF”. Os trabalhos da Misssão Cruls foram fundamentais para a escolha do local onde posteriormente a capital federal, Brasília, seria instalada.

2º Dia da Expedição Tripedal Quadrilátero do Distrito Federal (Rafael Escobar)

Além da proposta de percorrer o mais próximo possível a borda do Quadrilátero do Distrito Federal por rodovias, estradas de terra e trilhas. Também houve uma novidade que dificultou bastante, o formato de dois brevets randonneurs de 200 km seguidos, ou seja, além das dificuldades naturais e da altimetria acumulada, houve a preocupação em seguir a regras da ACP – Audax Club Parisien que regem o circuito internacional do ciclismo de longa distância, representada na região pelo Randoneiro Cristal, que organizou o “Brevet ao Quadrado“.

Por fim, a dupla da Equipe Tripedal, Darley Cardoso e Julia Heide, que já conquistaram recordes internacionais no ciclismo de longa distância e em stage races de mountain bike, foram os únicos finalistas a conseguirem a homologação de conclusão da prova, ou seja, os únicos participantes a finalizarem os 400 km em duas etapas dentro do limite de tempo previsto de 27 horas acumuladas de duração dos brevets.

Veja também

» Saiba mais sobre as Expedições Tripedal
» Conheça o Ciclismo de Longa Distância
» Brevet ao Quadrado – 400 km – Randoneiro Cristal

PUBLICIDADE