Expedição Chapada Imperial
Foto: Darley Cardoso © Série/Exp. Paraísos na Terra

A Chapada Imperial é uma reserva ecológica particular preservada desde 1986. Sua formação é bastante diversificada, reunindo áreas de cerrado “senso stricto”, cerrado rupestre, cerradão, matas mesofíticas (interflúvio e calcária), mata de galeria, campo cerrado, campo de murundum, campo sujo, campo limpo, campo úmido, brejo e veredas. Tem uma área aproximada de 4.800ha e está localizada na  APA de Cafuringa – Área de Proteção Ambiental. Ela é a maior área particular preservada dentro do Distrito Federal, e encontra-se no ponto mais alto deste, a 1342 metros.

O cerrado destaca-se como o segundo bioma brasileiro em extensão territorial, bastante rico do ponto de vista botânico.

Inúmeros animais fazem da Chapada Imperial seu habitat natural e, entre eles, muitos ameaçados de extinção, tais como onça, lobo-guará, tamanduá-bandeira, tatu-canastra, tornando-a um santuário ecológico. A Chapada Imperial possui formações rochosas e canions em terrenos acidentados com cerca de 95% de preservação: são terrenos que se situam sobre rochas com mais de um bilhão de anos e cobertos por vegetação típica dos cerrados.

 


Expedição Chapada Imperial

Durante a nossa expedição, vamos pedalar por aproximadamente 160km no entorno da Chapada Imperial, respeitando os limites da área particular e de preservação. Em algumas partes do trajeto atravessaremos a fronteira do Distrito Federal com o estado de Goiás, onde os ciclistas desafiaram seus limites em uma região de vales montanhosos.

A Expedição Chapada Imperial será dividida em 3 etapas:
1ª Fase – Pedais de reconhecimento em estradas e trilhas na região a fim de fazer as ligações entre segmentos e verficar a viabilidade de partes do percurso.
2ª Fase – Volta completa na Chapada Imperial e demais segmentos que compõe o percurso no Distrito Federal e Goiás.
• 3ª Fase – Exploração e passeio na Chapada Imperial, com visitação à cachoeiras e trekking.

A Expedição Chapada Imperial, trata-se de uma aventura de cicloturismo não competitiva e auto suficiente, atravessaremos regiões inóspitas e selvagens, sem ponto apoio durante o percurso. Portanto, o participante deverá estar preparado para enfrentar condições adversas de todos os tipos, além de se preocupar com a preservação e o impacto ambiental.

A data, local de saída e demais informações serão divulgadas como evento para os participantes do grupo no Strava

Em caso de dúvidasfale conosco. Inscreva-se na nossa newsletter e acompanhe as novidades sobre as nossas expedições no Facebook.com/tripedalnet e no Twitter.com/tripedalnet.

Fonte e referência sobre a Chapada Imperial no site da APA de Cafuringa.

Veja também

» Assista o vídeo sobre a volta da Chapada Imperial produzido pelo Guru

 

Estas são as empresas que apoiam a nossa equipe na Expedição Chapada Imperial

n4f criações interativas Vektorama.net

 

Facebook: tripedalnetTwitter: @tripedalnetInstagram: @tripedalnetMore...