Dicas do Diretor de Prova da Cape Epic 2022

Confira as dicas do Diretor de Prova da Cape Epic 20202, Hendrico Burger, para os 8 dias de prova que totalizarão 627 km com 17.250 de escalada, e que promete levar os atletas aos seus limites máximos de resistência e superação.

Abraão Azevedo em ação na Cape Epic 2016 (AAZ Sports)

Primeiro dia: Prólogo » Lorensford Wine State
24 km com 700 m de elevação

A Absa Cape Epic 2022 dará as boas vindas aos participantes em um novo local, este ano o Prólogo será em Lourensford Wine Estate. Depois de um início fácil com duas pistas emocionantes, a primeira grande subida, começa em 7 km, pra colocar os batimentos cardíacos no vermelho, levando as equipes às alturas de Lourensford. Uma vez no cume, muito cuidado ao descer o rápido singletrack e atenção para as bermas arrebatadoras do desfiladeiro, pois elas o atraem para aumentar a velocidade. Uma subida de contorno define o tom para a combinação final de singletracks até a chegada. Embora rápido e divertido, é aconselhável ter cautela no desafio de abertura da Absa Cape Epic 2022 e é obrigatório desfrutar das vistas magníficas.

Segundo dia: Lorensford Wine State » Lorensford Wine State
92 km com 2.850 m de elevação

Quando a etapa Rainha do evento não é a etapa mais longa do evento, outra coisa está por acontecer, neste caso é a quantidade de escalada por quilômetro e a superfície de pilotagem. O Stage1 testará todas as equipes, desde aquelas que desejam vencer e aquelas que estão apenas perseguindo os pontos de corte. Há muitas subidas e descidas a serem observadas, mas uma menção especial vai para a subida em direção ao Die Nek. Suas inclinações e superfície de pilotagem técnica, combinadas com temperaturas potencialmente escaldantes, esgotarão corpos e mentes, então deixe algo no tanque para o final.

Terceiro dia: Lorensford Wine State » Greyton
118 km com 2.350 m de elevação

O estágio 2 é um dos estágios mais longos da história recente e inclui a primeira subida da passagem de Gantouw na Absa Cape Epic. Uma vez sobre a passagem e pelas trilhas fluidas que se seguem, não fique tentado esvaziar o tanque nas estradas do distrito, pois há uma subida que define a rota que logo se segue. Prepare-se não só para a etapa mais longa do evento, mas também para a subida obrigatória mais longa da edição de 2022, e para a etapa em que a subida mais longa e íngreme só chega após 80km.

Quarto dia: Greyton » Greyton
96 km com 2.250 m de elevação

Qualquer clima é possível, mas espere calor e poeira. Enquanto a metade de abertura da etapa é suave em termos de Absa Cape Epic, a segunda metade é uma história completamente diferente e sua capacidade de andar em superfícies variadas será testada. Esteja preparado para uma variedade de superfícies de pilotagem – rochosas, arenosas, esburacadas – no caminho de volta para a vila de corrida. E guarde um pouco de gás para a reviravolta final do percurso.

Quinto dia: Greyton » Greyton
74 km com 1.650 m de elevação

Uma das etapas mais curtas do evento de 2022, a Etapa 4 está repleta de singletrack. O dia de brincar vem à mente, mas fique atento, muitas das trilhas exigirão altos níveis de concentração. Enquanto as trilhas de Genadendal e Greyton oferecem muitas emoções, os maiores desafios do dia são Bakenskop com seus ziguezagues, travessias e descidas expostas e intermináveis, seguidas rapidamente pela subida e descida do OVNI. Os ziguezagues, tanto para cima quanto para baixo, são o nome do jogo, então pratique suas curvas em ambas as direções, nas subidas e descidas.

Sexto dia: Greyton » Stellenbosch
109 km com 2.400 m de elevação

Três grandes subidas caracterizam o Estágio 5 e a primeira das três está logo no início – um aquecimento é altamente recomendado para fazer o sangue fluir. A partir daí, Franschhoek Pass testa as pernas, mas é, felizmente, o trecho de asfalto mais longo da corrida. A terceira e última subida é Helshoogte; apenas quando você pensa que está no topo, alivie enquanto se dirige para o Botmaskop. Embale suas pernas para a escalada e certifique-se de usar a pedalada ondulante entre as subidas para se recuperar.

Sétimo dia: Stellenbosch » Stellenbosch
76 km com 2.700 m de elevação

O estágio 6 possui o maior número de singletracks por quilômetro e não oferece nada plano, nada reto e muita variedade e vários níveis de tecnicidade. A enorme variedade de trilhas garantirá que todas as equipes experimentem algumas de suas condições de pilotagem favoritas, mas os limites serão testados em outras seções. Relaxe, aproveite as trilhas e seja paciente, é mais importante garantir que você termine a Absa Cape Epic 2022 do que tentar impressionar os outros (que realmente não se importam).

Oitavo dia: Stellenbosch » Val de Vie Estate
68 km com 2.000 m de elevação

O início mais tarde no último dia dará um tempo extra para celebrar na noite anterior, mas deixe as celebrações principais para o domingo à noite, pois ainda há alguns desafios pela frente. Concentre-se nas trilhas, viaje dentro de si e aproveite cada momento. Você chegou até aqui, mas a corrida que mede tudo só termina quando a linha de chegada final for cruzada.

“O planejamento e a preparação da rota da Absa Cape Epic é uma tarefa que leva até 18 meses para ser aperfeiçoada. Isso significa que a equipe trabalhou nas rotas de 2021 e 2022 simultaneamente, de olho no que é necessário para 2023 também. Cada rota da Absa Cape Epic que apresentamos às equipes me emociona, mas 2022 é algo especial, pois nos aventuramos nos primeiros dias da corrida para mostrar regiões que não são apresentadas há muitos anos; regiões que são ásperas, acidentadas e conhecidas pelos fundamentos da Absa Cape Epic – calor e poeira. O que posso garantir é que os pilotos, locais e internacionais, saberão que estão competindo na Absa Cape Epic.”

Hendrico Burger, Diretor de Prova da Absa Cape Epic

Veja também

» A nova rota da Cape Epic 2022
» Dados e curiosidades sobre a Cape Epic (em atualização)
» Confira quem são as brasileiras e os brasileiros na Cape Epic 2022
» Saiba mais sobre a Cape Epic

Referência

The ABSA Cape Epic | Press releases

PUBLICIDADE