A nova rota da Cape Epic 2022

Depois de muita expectativa, a rota de 2022 da ABSA Cape Epic foi revelada. Considerada uma edições mais difíceis de todos os tempos, atravessará trilhas históricas abertas pelos primeiros colonos da África do Sul e trajetos do campeonato mundial de Cross Country (XC) e downhill da UCI (DH) , estradas de cascalho e areia, vento e muito calor aguardam os desafiantes na África do Sul.

The 2022 Absa Cape Epic Route (YouTube/Cape Epic)

Definida como uma prova selvagem e indomável, a Cape Epic é a mais famosa e midiática competição de mountain bike em estágios (XCS – Stage Race) do mundo, a corrida dos sonhos para muitos atletas profissionais e amadores, reconhecida pela UCI – Union Cycliste Internationale, como “hors catégorie” (Em francês significa “além da categorização”, termo originalmente usado para estradas em montanhas onde os carros não conseguem subir devido a grande inclinação, refere-se também ao título de uma competição com subidas muito difíceis e elevado grau de elevação acumulada).

Assim, para manter a tradição, a rota da Absa Cape Epic 2022 promete levar os atletas aos seus limites máximos, mas promete também deixar memórias que durarão a vida toda. Serão 657 quilômetros com 17.250 metros de escalada por trilhas históricas e pitorescas de Lourensford Wine Estate em Somerset West passando para os singletracks acidentados e ásperos em Elandskloof, Greyton, seguido por trilhas de classe mundial (XC e DH) em Stellenbosch e terminando com o Grand Finale em Val de Vie Estate.

Conheça as 8 etapas da Cape Epic 2022

A rota da Cape Epic 2022 (ABSA Cape Epic)

Prólogo: Um Novo Começo

Prólogo (ABSA Cape Epic)

Após oito anos, a Absa Cape Epic retorna a Lourensford Wine Estate. Em 2022, a Lourensford Wine Estate será o ponto de partida para mais uma edição da The Race That Measures All. O prólogo será repleto de singletracks, otimizados para ultrapassagens, para dar o tom das sete etapas que se seguem. Deslumbrantes vistas da montanha e do oceano aguardam aqueles que conseguem tirar os olhos do guidão. A primeira metade se arrasta para cima, elevando os batimentos cardíacos cada vez mais, até a segunda fase repleta de descidas como em uma montanha-russa de singletracks bem elaborados. As bifurcações de pista oferecem amplas oportunidades de ultrapassagem e permitem que as equipes mais rápidas definam os melhores tempos possíveis e garantam melhores posicionamento de largada para as etapas seguintes.

Stage 1: A Vista do Trono

Stage 1 (ABSA Cape Epic)

Certamente a primeira etapa da Absa Cape Epic 2022 será a etapa rainha, o dia mais difícil e que selecionará as equipes que continuarão na competição. Assim, escalar King’s Climb é a primeira ordem do dia. Uma subida brutalmente longa e íngreme de Lourensford Wine Estate até as alturas das Montanhas Helderberg, estendendo-se do platô para a longa descida da Rota Vermelha das Trilhas Helderberg. Seguem-se as trilhas virgens pelos vinhos Ernie Els e Alto que percorrem o sopé do Helderberg em direção a Dornier. Uma vez dentro dos limites de Dornier, singletracks divertidos fornecem um impulso de adrenalina antes da subida mais desafiadora do dia, Die Nek. Atravessar o Die Nek leva as equipes de volta a Lourensford, onde uma subida brutal final é um desafio e uma para a linha de chegada da etapa.

Stage 2: Uma Odisseia Indomável

Stage 2 (ABSA Cape Epic)

O estágio 2 da Absa Cape Epic 2022 segue para o leste, levando as equipes em uma Odisseia Africana do luxo de Lourensford Wine Estate para o coração do interior. A rota cruza a bacia de Helderberg, varrendo Vergelegen, e sobe o Gantouw Link e a portagem do Gantouw Pass. Uma vez no planalto de Elgin, o caminho para o leste continua, levando para as trilhas Waterfall, Witklippies e Pofadder. Kat Pas e o novo singletrack de JK’s Switchbacks rumo ao Overberg e ao Van der Stel Pas. A partir daqui, a rota segue em direção a uma subida que abrirá caminho para um singletrack até o top. Vistas espetaculares aguardam antes que as trilhas duplas ondulantes eliminem as reservas finais das pernas a caminho de Elandskloof.

Stage 3: Uma Trilha de Duas Metades

Stage 3 (ABSA Cape Epic)

Em 2022, o Absa Cape Epic explora as trilhas de Greyton como nunca antes. Começa com um dia carregado com singletrack; assim, os quilômetros iniciais da Etapa 3 são caracterizados pelos outros elementos essenciais do Absa Cape Epic: calor e poeira. Subidas e descidas sinuosas suavizam as pernas para os singletracks de montanha rochosa na segunda metade da etapa. Longos quilômetros de pista dupla de fazenda garantirão um ritmo alucinante no início da etapa, antes que as trilhas rochosas de Greyton imponham uma mudança de ritmo. Na segunda metade da etapa, as trilhas fluem umas para as outras à medida que sobem e descem ao longo das montanhas Riviersonderend. Uma reviravolta até alcançar o singletrack final do dia. Concentração é o nome do jogo e aqueles que jogam os dados com alta velocidade e alto risco colocam em risco suas medalhas de finalizador Absa Cape Epic.

Stage 4: Vale da Graça

Stage 4 (ABSA Cape Epic)

O segundo dia nas trilhas de Greyton não perde tempo em apresentar as equipes às espetaculares trilhas da região. Um início de estrada distrital fornece um aquecimento rápido antes que as trilhas duplas nas montanhas acima de Genadendal atravessam o campo rumo as trilhas que virão. Os singletracks da estação missionária são brutos e robustos, exigindo foco absoluto em todos os momentos. Luislang, antes de Greyton, e depois Mad Dog, são de fluxo livre. Bakenskop, entretanto, não é. Bakenskop é uma genuína trilha de mountain bike, digna de entrar no folclore Absa Cape Epic, com uma subida de 9 quilômetros de extensão, travessia e descida de cume; tudo em singletrack de xisto. Após as emoções de Bakenskop, a trilha sobe mais uma vez rumo ao OVNI até a última descida de singletrack retornar as equipes ao vale do Riviersonderend até a vila de corrida em Elandskloof.

Stage 5: Três Irmãs

Stage 5 (ABSA Cape Epic)

Rusty Gate está, inquestionavelmente, entre as subidas mais reverenciadas da The Race That Measures All. Normalmente, enfrentá-la requer um preâmbulo, ou seja, um aquecimento; mas não é assim em 2022. Saindo de Elandskloof, Rusty Gate será o bloco de partida, seguido por quilômetros ondulantes ao longo das margens da represa Theewaterskloof. A subida oriental do Franschhoek Pass oferece a maior seção de asfalto da corrida, antes que uma nova trilha conduza a corrida até a pitoresca vila Huguenote. Mais singletracks aguardam nas margens da barragem do rio Berg antes que a rota atravesse o rio; a partir daí, sobe mais uma vez, primeiro gradualmente e depois abruptamente, sobre Botmaskop. A descida final do dia para Stellenbosch sugere o passeio recompensador que ainda está por vir na Absa Cape Epic.

Stage 6: Por Hoek ou por Crook

Stage 6 (ABSA Cape Epic)

Com mais singletrack por quilômetro de corrida do que em qualquer outra etapa do Absa Cape Epic 2022, a Etapa 6 é para os puristas do mountain bike, pois explora os famosos vales de Banhoek e Jonkershoek. A rota parte de Stellenbosch subindo Botmaskop, misturando trilha dupla e singletrack, antes de cair no Vale Banhoek ao longo de uma série de ziguezagues bem sinuosos. No próprio vale, trilhas rochosas aguardam antes da subida de volta, via Tokara e as encostas mais baixas de Botmaskop. A rota atravessa para o alto de Jonkershoek, além de um castelo no céu, depois serpenteia para cima e para baixo, subindo Irish, descendo Armageddon e Red Phoenix, depois Bosluis e Firehut antes de uma última descida. Voltando para casa em Stellenbosch, a trilha segue o rio Eerste e inclui uma difícil subida final antes que a linha de chegada nos campos de Coetzenburg acene.

Stage 7: A Trilha para Val de Vie

Stage 7 (ABSA Cape Epic)

Após 8 dias de provas no limite, há um retorno à calmaria, para quem conseguir completar a Etapa 7. O grande final leva as equipes a Val de Vie, o Vale da Vida, e o faz em grande estilo. Muitas das fazendas mais famosas de Stellenbosch, incluindo Rustenberg, Morgenhof, Muratie e Babylonstoren, são percorridas até a linha de chegada final. No entanto, nem tudo é downhill, pois a altitude deve ser conquistada primeiro antes que a diversão possa começar. Isso é conseguido subindo por Rustenberg e pelas trilhas Simonsberg. E as emocionantes trilhas Never Say Neverending de Muratie, antes da rota seguir para o norte. Atravessando fazendas lendárias em uma mistura de pistas duplas e únicas, a corrida diminui constantemente. Uma última chance de esvaziar o tanque é fornecida pelos singletracks da propriedade de Val de Vie, depois é para os campos de pólo e sob os arcos do Absa Cape Epic. A linha de chegada aparece, cedo demais para alguns, mas na hora certa para muitos outros. 8 dias de uma corrida indomável concluídos.